sábado, 11 de julho de 2009

Às favas com o rei !!!


Para minha infelicidade estou de molho em casa. Fiz uma pequena cirurgia na boca e a médica recomendou repouso absoluto pelos próximos quatro dias. Mas o que é ruim pode ainda ficar pior: tem show do Roberto Carlos hoje à noite na TV Globo. Pior ainda : não tenho TV a cabo.

Não gosto de Roberto Carlos. Desde pequeno. Na única rádio que havia em minha cidade, todos os dias havia um programa vespertino chamado de “A Hora do Rei”. Morria quando começava. Em casa, todos amavam aquelas baladas mofadas. Uma parenta bem próxima chegava a dizer que queria ser pelo menos o cocô do Roberto. Afe !!!

Juro que não entendia e continuo a não entender tamanha loucura por um cantor que parou no tempo, só canta a mesma coisa sempre e todo ano lança um CD no Natal para alavancar as vendas. Vá lá que de vez em quando ele fala de caminhoneiro, gordinhas, salvem as baleias, etc, etc e etc...

OK. A essa altura acho que já me jogaram uma pedra porque “ele é o rei”. De quem? Meu é que não é. Tudo bem que o cara está fazendo 50 anos de música. Roberto merece mesmo um prêmio por conseguir se repetir tanto, tantas vezes e durante cinco décadas.

Até entendo porque a Globo tem babado tanto o tal rei: meses atrás ele ameaçou trocar a emissora dos Marinho pela Record, que como sempre, colocou um fortuna e meia na jogada. Ele acabou ficando e agora a maior emissora do país se deita para que ele possa passar sobre seu dorso.

Entendo que ele foi um artista importante para o entretenimento nacional enquanto o pau comia sobre os engajados na luta contra a ditadura. Alguém tinha que divertir a massa nos tempos difíceis.

Entendo também que ele deve ter contribuído muito para a formação musical de muita gente que hoje é desesperada por ele justamente porque suas músicas lembram a juventude perdida. Mas acho que essa onda de todo mundo reverenciar Roberto Carlos – do lixeiro à Ivete Sangalo, hoje a artista mais rica e mais pop do Brasil – é meio repetir uma coisa que já virou convenção e se não o fizermos seremos castigados a chibatadas em praça pública. "Toda unanimidade é burra"

Entendo ainda que ele processou o jornalista que escreveu uma biografia – de fã segundo o autor – não autorizada e mandou recolher todos os livros no Brasil porque queria escrever ele próprio a sua biografia; afinal, ninguém conhece mais o rei do que ele mesmo, né? Só ele pode contar sua versão dos fatos...

Durante anos tive receio em dizer que não gosto de Roberto Carlos. Soava como sacrilégio dizer isso, mas tenho que externar a minha indignação ao ficar enclausurado em casa e ter que buscar alternativas para não assistir a um show que por mais que seja novo sabe-se exatamente como vai começar e terminar. E olhe que nunca me atrevi a assistir a nenhum show de fim de ano de RC, descobri tudo pelas duas mil reportagens feitas pela Globo.

Meu único alento é continuar a ler os dois livros que comecei há alguns dias, um clássico e outro de crônicas. Não posso nem mesmo ir à locadora por conta do esforço físico da caminhada. Estou pagando pela boca literalmente. Injustamente porque nunca falei mal do Roberto Carlos em público. Só agora, exatamente no sábado em que ele faz show na TV aberta. Pronto falei.

9 comentários:

Mara Vanessa disse...

Hahahahahahahahahaha!

Me diverti horrores com este seu texto, Eugênio (May I speak to you this way?). :)

Minha infância, adolescência e agora juventude estão recheadas de Roberto Carlos. Previsivelmente, minha mãe, avó, tias, vizinhas Cremildas, Clotildes e etc. são completamente apaixonadas pelo 'rei'. No fim, eu guardo uma certa nostalgia.

Sem mencionar o contexto histórico e a falta de atualização política, Roberto sempre foi o 'protetor' das boas-maneiras, do 'manual da moça prendada', do 'bom casamento'. Que o diga meus conceitos - sempre revistos - sobre intituições morais/sociais.

Salve a velha guarda! Hahahahhaa! :)

Um Beijo!

Mara Vanessa disse...

By the way, desejo uma recuperação rápida pra você. :)

Mara Vanessa disse...

Na verdade, não é 'atualização' (hahahhahahahahaha) e sim 'atuação' política.

Mara Vanessa disse...

Instituições*

Rosa Magalhães disse...

Amore, duvido que você conheça alguém que não tenha uma história de vida tendo como música de fundo alguma baladinha do rei... inclusive você, viu? rsrs.

E mais: ninguém faz sucesso durante 50 anos à toa.

Sou fã confessa e tenho mil e uma histórias pra contar, embaladas por músicas do Roberto... se atreva a ouvir, ande... rsrs.

Beijos!

Rosa Magalhães disse...

Em tempo: minha mãe ODEIA o Roberto Carlos. Mas eu cresci com ela cantando "De Tanto Amor" a plenos pulmões pela casa...

Vá entender.

Nane disse...

Ainda bem que somos brasileiros. Pq ele conseguiu ser Rei e eu consigui não gostar dele.

Simples assim!

beijos, GG!

Nane disse...

Ainda bem que somos brasileiros. Pq ele conseguiu ser Rei e eu consigui não gostar dele.

Simples assim!

beijos, GG!

Natacha disse...

Adoooooouuuuro demais o Robertão, huahauhuahauhua
E a Sabrina acha ele massa, huahuahuahuahua
beijo, amor