sexta-feira, 3 de julho de 2009

O riso à meia boca


Ciclista observa charge em uma das edições do Salão de Humor: ressuscitado em 2009

O Salão de Humor do Piauí começou na quarta-feira à noite. Em tese. Ainda na manhã de ontem muitos túneis ainda não exibiam nada; apenas três deles estavam ocupados com charges, tão boas que até disfarçavam um pouco o riso meia boca do que já foi um dos mais importantes eventos culturais do Piauí.

O que aconteceu com o Salão Internacional de Humor do Piauí? Depois de seu sono de um ano ele tenta ressuscitar (acordar ainda não), mas ainda aparenta o corpo de um dos zumbis de “Thriller” – para ficar na moda e usar algo Michael Jackson. Cobri o SIHP durante seis anos como jornalista e não consigo mais reconhecê-lo agora: a mim parece mais uma caricatura de si próprio.

A desculpa de esperar por verbas públicas para a sua realização soa como um disco furado. Esperar pela boa vontade alheia reforçando um discurso de realeza deposta é suicídio. Em tempos de editais de patrocínio cultural não se deve “mais ficar aqui a esperar que um dia, de repente,você ‘olhe’ para mim” e estique alguns cruzeiros.

Há eventos bem menos importantes que o Salão na cidade que se mantêm perenes usando o dinheiro de patrocínio mediante renúncia fiscal. É fato que os editais não batem de porta em porta nos procurando, é preciso buscá-los. Será que o SIHP já tentou esse caminho? Ouvi de um projetista que existem dezenas de editais à espera de um bom projeto.

Ironicamente ontem pela manhã fui ao dentista. O consultório fica longe das exposições do Salão de Humor, mas fiz questão de ir conferir, com meus dentes limpinhos, prontos para dar meu melhor sorriso, afinal o Salão estava de volta.Em tese. Depois do pouco que vi, esbocei apenas um riso de canto de boca. Espero ainda ter dentes no ano que vem...

Um comentário:

Rosa Magalhães disse...

Infelizmente, Teresina é uma cidade que adora modismos. Seja a boate que dura alguns meses e logo fecha as portas, seja o evento que vai se enfraquecendo ano após ano. Veja o exemplo do Piauí Pop, resumido a um dia de evento e com as pernas cada vez mais bambas...

Só lamento.