sábado, 23 de maio de 2009

O despertar de um fauno


O modelo Igor Campos foi no mínimo corajoso ao escolher o texto de sua estréia no teatro. Ele está em cartaz até hoje,no Espaço Trilhos, com “O Sono do Fauno”, texto inspirado no poema de Mallarmé, escrito em 1865, e montado pela companhia "Os Shakespirados".

A montagem, dirigida por Arimatan Martins, utiliza-se das novas tecnologias para contar a pequena trajetória de um modelo brasileiro no exterior que empreende sua volta ao sertão brasileiro. Esperando o vôo, ele adormece e sonha ter-se transformado em um mitológico fauno – ser com torso de homem e patas de bode. Ao acordar percebe que o sonho era real.

Nesse ínterim, Mário F. (seria de Faustino?) contracena com dois outros personagens pelo Skype, dispositivo que reproduz imagens e voz pela internet.
Pela complexidade do enredo e ousadia da montagem dá para o leitor ter uma idéia do desafio que foi para Igor Campos entrar em cena interpretando um texto complexo e rebuscado, numa encenação cheia de nuances e modulações.

O que o jovem modelo (o intérprete, não o personagem) mostrou em palco que possui uma “vontade cênica”, isto é, é esforçado, buscou seu personagem seriamente e não como o fauno busca as ninfas por diversão.

Igor está bem ensaiado, presente de corpo e alma em cena. A inexperiência comum a todo estreante lhe faz parecer engessado em alguns momentos. Os altos e baixos são compreensíveis – o texto era bem maior que ele e a direção e preparação de corpo lhe exigiram muito. O intérprete, no entanto, não se amedrontou e partiu para cima do que lhe foi proposto. O que nos mostrou foi um bom e convincente exercício.

A montagem é primorosa e merece aplausos pelas ligações até então inimagináveis entre o fauno de Mallarmé e o bodes do sertão piauiense. A cena em que as uvas são pisadas por Mario F. já transformado lembrou os pisadores de cacau baianos. O cenário é uma obra prima de Fátima Campos.
Tudo em “O Sono do Fauno” concorre para que o fauno de Igor Campos desperte e desabroche o ator que virá com a experiência.

2 comentários:

Mara Vanessa disse...

"A taste of honey
Tasting much sweeter
Than wine." ;)

Nane disse...

os Campos estão na ativa, heim?! só falta uma tal de Dileane Campos entrevistar Igor Campos com plano de fundo as obras de Fátima Campos!
HuruL! Fechou! hahahhahha


beijos, Eugênio!