quarta-feira, 20 de maio de 2009

Obra danificada no Museu do Piauí


Uma tela de Lucílio de Albuquerque, um dos maiores pintores piauienses do final do século XIX e começo do XX, está danificada. Exposta no Museu do Piauí, “Vaso com Rosas” possui um rasgo provavelmente feito por um objeto pontiagudo e cortante (foto).

O dano à obra de arte, que pertence ao acervo da Casa de Odilon Nunes, só reforça a situação precária de armazenamento e exposição das peças no local. O fato triste acontece justamente na Semana dos Museus, quando o espaço exibe criações de artistas plásticos piauienses a partir dos anos 1960.

Não é de hoje que o Museu do Piauí necessita de adequação para resguardar e exibir seu acervo. Funcionando em um prédio histórico porém centenário, a casa não dispõe de climatização necessária para preservar as peças da ação do calor e da luz. Pior: o impacto, a longo prazo, dos ônibus coletivos que passam exatamente na porta do museu é incalculável.

A visitação à exposição comemorativa à Semana dos Museus é outro motivo de preocupação: em três dias de evento apenas 123 pessoas conferiram as obras de Nonato Oliveira, Píndaro Castelo Branco, Josafá e de outros nomes que fazem parte da mostra. Na terça-feira, 19, apenas duas pessoas assinaram o livro de visitas.

Curiosamente o tema da Semana dos Museus esse ano é “Museu e Turismo”. Se o intuito é incentivar a visitação aos acervos históricos e artísticos das cidades, estamos bem mal por aqui. Para quem interessar possa, a exposição com artistas piauienses contemporâneos fica em cartaz até à sexta-feira, 22. A entrada é grátis e o programa é maravilhoso

3 comentários:

Mara Vanessa disse...

O estado de conservação, manutenção e, arrisco dizer mais, de divulgação e acompanhamento é muito mais do que negligenciado: trata-se de esquecimento puro e certo.

Uma pena desmedida.

Nane disse...

lamentável!

teve divulgação?
=/

Unknown disse...

Meu nome é Fatima sou museóloga e pesquisadora da obra do pintor Lucílio de Albuquerque e gostaria de saber mais informações sobre as obras que estão no museu citado no comentário e como fazer para entrar em contato com eles.
É muito importante a preservação da obra dos nossos artistas