terça-feira, 23 de junho de 2009

Candomblé com sotaque piauiense


O Grupo Cultural Magia das Três Raças

Há cerca de 15 anos o Balé do Sesc da Bahia trouxe ao Encontro Nacional de Folguedos do Piauí um espetáculo baseado na dança dos orixás do Candomblé, a religião oficiosa dos baianos.

Replicando o bailado dos santos da religião quando incorporam seus filhos (ou cavalos) nas cerimônias ritmadas por atabaques, o espetáculo extasiou o público pelo vigor, beleza e ineditismo.

Na noite da segunda-feira, 22, no 33º Folguedos, o ritual, ou melhor, o espetáculo se repetiu, mas com outros protagonistas: o Grupo Cultural Magia das Três Raças, ligado ao Ylê Axé de Yansã, localizado na zona norte da cidade, apresentou sua versão de dança dos orixás.

Embalados por uma "timbalada", o grupo levou xangôs, oguns, yansãs, yemanjas e oxuns ao palco nacional dos Folguedos. O público surpreso assistiu a tudo compenetrado, talvez por não saber que há uma corrente forte do Candomblé por aqui; pelo menos naquele instante, muita gente colocou o preconceito de lado e aplaudiu a manifestação (ou seria ritual?). Precisa agora vencer sua rejeição cristã e pragmática para conhecer mais de perto a cultura das religiões de matrizes africanas praticadas no Piauí. Oxalá esse tempo chegue.

Nenhum comentário: