quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Enterrem os mortos !!!


A banda Information Society volta aos palcos após 16 anos: para o bem ou para o mal.


Foi com incredulidade e estranheza, exatamente nessa ordem, que assisti ao “retorno” da banda americana Information Society aos palcos e ao Brasil, no último domingo, no programa do Faustão. Cantaram uma versão sem graça de What’s on your mind, seu maior sucesso.

Nem de longe os rostos e os corpos muito menos a música de Paul Robb, Kurt Harland e James Cassidy lembrava o grupo que fazia um techno progressivo e mezzo psicodélico dos anos 1980/90 e que parou há 16 anos. O sucesso que fizeram foi tão retumbante que o Information está diretamente ligado à disseminação da dance music e música eletrônica no mundo.

Quem nunca cantou os hits da banda? Quem nunca os dançou? Quem aí lembra do show que eles fizeram na Potycabana? Muita gente, né?! São boas lembranças. E esse é o problema do retorno: o som do Information soa datado, isto é, recende à uma época que já passou, ficou para trás, é finita.

Certa vez ouvi uma frase que faz todo o sentido: quando um artista antigo e fora da mídia volta aos holofotes deve ser por falta de dinheiro. Será que é isso o que acontece com o Information Society? Tomara que não. Tomara que seja apenas saudosismo deles e dos admiradores. Caso não o seja, a banda pode ficar calma porque vai faturar alto nos shows em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Os fãs clubes já confirmaram presença em massa.

Tenho medo desses retornos de astros em ocaso. O que eles tinham de melhor para mostrar já o fizeram. Uma exceção é Morrissey que, segundo a crítica especializada, envelhece como o vinho. Na maioria dos casos, a volta de bandas antigas e datadas aos palcos costumam ser azedas e indigestas como o vinagre. RIP IS.

Um comentário:

katya disse...

Volto a falar! Pior que isso, só o acompanhamento do balé do Faustão. Meu Deus!