sábado, 29 de agosto de 2009

A princesa, os plebeus e o Twitter


Erro gramatical de Sasha causou polêmica: caiu na Rede...

A polêmica que deu o tom esta semana foi o erro gramatical virtual de Sasha, a princesa dos baixinhos, herdeira de Xuxa Meneghel. Ao usar o Twitter da mãe, a menina escreveu a palavra cena com “S” e, sem querer, lançou a mãe num qüiproquó virtual. (Qüiproquó... Português é mesmo língua intrincada, não?!).

Para defender a garota e a si própria – afinal, vossa majestade é responsável pela educação primorosa que Sasha deve estar recebendo – Xuxa saiu-se com essa de que a filha é alfabetizada em inglês. Não pegou. Bem, digo.

Com a desculpa, a rainha dos baixinhos quis fazer um giro, como dizem, e acabou soando pedante e, pior, não convencendo a ninguém. Bastava apenas dizer que Sasha ainda é uma criança no início de um longo processo de aprendizagem , se escrever corretamente – ou no mínimo tentar escrever – é um problema para milhões de brasileiros, inclusive aqueles que estão na faculdade, imagine para um garota na idade da princesinha em questão.

Até onde soubemos, Sasha aproveitou uma brecha nas gravações do próximo filme de Xuxa e postou a frase da discórdia usando o Twitter da mãe. É bem provável que Xuxa não estivesse por perto no momento. Errou por ter deixado a filha sozinha usar uma ferramenta que a pode por em contato com milhares de pessoas. Aposto que Sasha não tem perfil em nenhum site de relacionamento por motivos são óbvios.
E se Xuxa esteve ao lado da filha na hora em que ela fez a postagem? Pior: por que, então, deixou que Sasha escrevesse errado?

Depois do estrago feito, vossa majestade irritou-se com os comentários, usando um sonoro palavrão para devolver os insultos. Ora, quem entra na chuva é para se molhar. Na Internet 2.0 também é assim: você diz o que quer e escuta de tudo também. Absolutely no regrets !!! Essa Sasha vai entender.

Xuxa não é criança. Essa o é Sasha. O aborrecimento da apresentadora veio de uma espantosa desaprovação de um público que até então ela julgara fiel e cordato a extremos. Se Xuxa pensava que entre seus seguidores no microblog só havia admiradores, teve uma grande decepção ao descobrir que eles tem opinião e essa nem sempre é cordata e aprovadora. Os meios de comunicação virtuais têm uma máxima: caiu na Rede, vira manchete. Não tem essa de voltar atrás.

O Twitter tem revolucionado a internet desde a sua invenção, principalmente no mundo das celebridades. Os fãs têm agora um canal direto com seu ídolo – para o bem ou para o mal. No caso de Xuxa, da princesinha Sasha e dos seguidores plebeus, essa interatividade terminou em insurreição e trincou o relacionamento da rainha com seus eternos baixinhos online. Internet não é brincadeira de crianças.

2 comentários:

Susyanne Oliveira disse...

Bom mesmo foi um comentário que fizeram tb no twitter sobre a tal alfabetização em inglês de Sasha.
Disseram q ela está sendo alfabetizada pelo Joel Santana.
rsrsrs

Beijíssimo

dane_ly disse...

adorei o "caiu na rede, vira manchete". e pior, ou melhor, sabe-se lá, é verdade! rs
Xêru!