quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O ator nasce para o que é


Johnny Depp em "Inimigos Públicos": de volta aos papéis comuns

A pessoa nasce para o que é. Os atores também. Um exemplo? Johnny Depp. Alguém aí já estava meio cansado dos personagens esquisitões, caricatos e que demandavam muita composição, interpretados à quase exaustão pelo Sr. Vanessa Paradis? Pois é, todo mundo, inclusive ele próprio e eu também...

Muito bem: Johnny Depp está de volta em um papel minimalista, embora protagonista, no interessante “Inimigos Públicos”. Depp interpreta John Dilinger, o mais ousado e abusado gangster de uma quadrilha de ladrões de banco nos Estados Unidos pós-depressão.

O filme é meio lento e modorrento no começo, mas depois engrena. Não fosse a câmera nervosa em algumas cenas, recurso que dá vertigem e serve para despertar a platéia, “Inimigos” poderia ser encarado como um exercício de estilo.

Vale tentar vencer os bocejos do começo para ver Johnny Depp dar uma aula de interpretação usando basicamente os olhos faiscantes, amedrontadores, meigos e intimidadores que criou para o personagem.

“Inimigos Públicos” é um filme violento, frio e charmoso. Emula com maestria e requinte a era de ouro do jazz americano versus bandidos sanguinários que matavam pelo tráfico de bebidas, jogo, roubo a bancos e qualquer tipo de contravenção.

A trilha sonora é toda Billie Hollyday. A heroína – sem trocadilhos, ok? - da produção também se chama Billy, interpretada pela francesa Marion Coutillard, que faz um contraponto como uma moça desamparada e forte ao mesmo tempo que torna-se a obsessão e a ruína futura de Dilinger. Marion capricha nos machadianos olhos de ressaca e manda ver, sem ligar para o Oscar que ganhou com “Piaf”.

Um mimo ao espectador e uma homenagem à Lady Day é colocar ninguém menos que Diana Krall cantando “Good Bye, Blackbird”, música-tema do casal Dilinger-Billy. Pelo conjunto da obra, “Inimigos Públicos” merece uma indicação ao Oscar em 2010, embora não vá levar nenhum: é que os velhinhos da Academia detestam filmes “violentos”.

2 comentários:

Mara Vanessa disse...

Excelente review, Gegê!

E quanto ao Johnny Depp... (: Enfim...

dane_ly disse...

adoro ele! desde akele filme da mula sem cabeça! kkk