sexta-feira, 22 de maio de 2009

Tela de Lucílio está sendo recuperada


A denúncia do dano sobre a tela de Lucílio de Albuquerque feita por este blog causou grande repercussão. De Brasília, o senador Heráclito Fortes, colecionador de obras de arte, tendo inclusive em sua coleção criações do pintor barrense, segundo informações, afirmou que deseja apurar o que provocou o rasgo na tela “Vaso com Flores”, que estava em exposição no Museu do Piauí até o começo desta semana (leia o post logo abaixo). A denúncia foi repercutida também pelo portal Cidadeverde.com e pela coluna Porteira, de Francisco Magalhães, no mesmo site.

Entramos em contato com a Fundação Cultural do Piauí e ouvimos da presidente, Sônia Terra, que a perfuração pode ter sido causada por um acidente cujas origens são desconhecidas. O fato é que, para o bem do legado de Lucílio, a tela já encontra-se em análise para que seja feita a limpeza e um remendo provisório até que se proceda ao restauro definitivo.

Mais: Sônia Terra revelou que já existe uma verba de R$ 45 mil oriunda do Siec para modernizar a oficina de restauração do Museu do Piauí, o que garantirá o bom estado de obras não só do acervo do Casa de Odilon Nunes, mas de outros acervos da capital e do interior também.

“Temos uma dívida grande com relação às políticas públicas para os nossos museus”, disse Sônia Terra. “Há tempos a cidade espera por isso”. A presidente da Fundac afirmou que “vai agir com total responsabilidade e competência” sobre o dano à obra de Lucílio.

“Vaso com Flores” faz parte de um conjunto de sete obras pertencentes ao Museu do Piauí. Bom saber que, nesse caso, a polêmica esteja servindo para a salvaguarda das esculturas e telas da Casa de Odilon Nunes, o que é realmente o importante.

3 comentários:

Lorenna Batista disse...

Que bom meu amigo que armado com palavas vc conseguiu fazer a sua parte na mudança da consciência de alguns poucos que tem o poder mas que não possuem sabedoria pra usar, por isso precisam ser lembrados sempre para o que são pagos.

Ah, adorei a visitinha...

Mara Vanessa disse...

Parabéns pela interferência e construção da realidade. (:

dane_ly disse...

ParaBéns! rs