quinta-feira, 4 de junho de 2009

E o nosso Vavá, quando vai ?


Ouvi ontem à noite uma entrevista do cantor e compositor Vavá Ribeiro – a quem tenho profunda admiração e respeito – na programação local da rádio Jovem Pan e pincei uma frase de seu discurso que me chamou muito a atenção.

Ao responder uma pergunta da simpática locutora sobre o que andava ouvindo, Vavá finalizou a lista citando Zeca Baleiro e Vander Lee. “Me considero contemporâneo deles, a única diferença entre nós é que eles fizeram sucesso primeiro (do que eu)”.

Concordo. Vavá é um grande artista que o Brasil e o mundo precisam descobrir e tomar posse de seus discos. Fico, então a me perguntar o que falta para que ele deslanche de vez no cenário nacional. Até porque pela experiência e o currículo que tem, isso já era para ter acontecido. (Vote na enquete ao lado)

O cantor e compositor já passou pela peregrinação que todo artista piauiense e brasileiro faz para tentar a sorte “lá fora”. Já foi para o Sul, passou um tempo por lá, fez turnê inclusive fora do Brasil, lançou discos evoluídos em seqüência, foi assunto de especial de TV nacional e... continua esperar o grande momento como ele próprio afirma.

A entrevista fluiu bem interessante e Vavá atacou a quem lhe ataca com a pecha de estrela. “Não sou obrigado a cantar a música que me pedem em shows. Tenho problemas em me concentrar com alguém falando durante minha apresentação. Quando me dizem que pagaram para me ver, digo que isso é mínimo que podem fazer”.

Aí, o cantor e compositor me lembrou duas grandes artistas, uma brasileira e outra americana, geniais naquilo que cantam, e parecem que compartilham da opinião do piauiense se levarmos em conta seus comportamentos dentro e fora do palco.

A soprano americana Jesse Norman, certa vez, ao desembarcar em Paris e entrar em uma limusine que a esperava com o ar-condicionado ligado, telefonou para seu produtor em Nova York e ordenou que ele entrasse em contato com a produção francesa do show para que esta pedisse ao motorista do automóvel que desligasse o ar-condicionado do veículo porque afetaria a valiosa garganta de Norman.

A nossa Adriana Calcanhoto, em show memorável em Teresina há alguns anos, reclamou da luz, do som, tentando afinar detalhes no palco aquilo que, em tese, já estaria afinado. Ora a iluminação estava forte demais, ora fraca demais. Ora o retorno a incomodava mortalmente para depois ela não conseguir ouvi-lo. Para a platéia foi gritante seu mau humor e sua antipatia, mas o show foi, como dissemos, memorável.

Coisa de grande artista ou frescura? O fato é que tanto Jesse quanto Adriana já alcançaram o estrelato e podem. Falta o nosso Vavá atingir as estrelas também. Se bem que para muitos, mas muitos de nós mesmo, ele já seja uma constelação inteira.

4 comentários:

Mara Vanessa disse...

Um grande empresário. Aposto unicamente nisto.

Negócios são negócios e, infelizmente, eles ofuscam a arte.

Mara Vanessa disse...

Ainda ofuscam. :)

-

Rosa Magalhães disse...

Sou fã incondicional do Vavá Ribeiro e já ouvi algumas pessoas chamando o artista de "estrela". A meu ver, isso é a pura verdade mas em outro sentido: ele já brilha e muito! Só falta ser reconhecido nacionalmente e tenho fé que isso não demora a acontecer! Beijos meus.

Vavá Ribeiro disse...

Eugênio, meu nobre e amado, amigo!! Vc sabe da minha estrada e n é de hj!! Sabe que as coisas melhoraram muito pra nós, desde que nos conhecemos, no antigo e receptivo bairro Parque Piauí!! Mais importante do que alcançar a fama,é tentar me concentrar na produção diária do meu trabalho. Seria muito bacana que ocorresse logo, pra eu n ter que tirar do meu sustento, recursos para produzir o que acaba, e graças a Deus, se tornando patrimônio público e indispensável para a representatividade cultural do nosso estado!! Infelismente, as pessoas que administram o Piauí só vão reconhecer isso, quando, de alguma forma, eu me tornar um verdadeiro outdoor ambulante, pra eles desfilarem ao meu lado, pegando carona na fama de bonzinhos e importantes. Agradeço pelo carinho de todas essas pessoas que sempre vêm respondendo aos blogs que se dispõem a levantar a bandeira da minha música, sobretudo,a vc pela atitude nobre de se preocupar com a nossa cultura!! Aproveito pra dizer que dia 10/07, estaremos, eu e Vander Lee, no 4 de Setembro!! Grande abraço e obg mais uma vez!!